Preciso fazer terapia?
- wagner vieira
- 22 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2024
Nos últimos anos a terapia se popularizou bastante, principalmente com a pandemia, muitas pessoas com quadros depressivos, estresse, ansiedade, fobias e demandas de saúde mental levantaram muitos debates. Lives e eventos online debateram muito sobre a importância do cuidado com um profissional da psicologia. Com isso houve uma avanço significativo na procura por esse serviço, tanto pela demanda de sofrimento psicológico quanto pela conscientização da importância do cuidado.
Mas e ai será que a terapia é para todos? como saber se precisa fazer terapia?
vale a pena entender e desmistificar o significado desse serviço, que por muito tempo foi associado a pessoas com patologias, e também os preconceitos comuns "é pra louco", pra quem tem problema", falas que devem ser combatidas pois tratam-se de preconceitos enraizados. Na atualidade com a divulgação cientifica isso tem melhorado bastante, e as pessoas tem se conscientizado sobre a importância de um acompanhamento psicológico feito por um profissional credenciado.
Há diversas motivações para se fazer acompanhamento profissional, dentre eles são: autoconhecimento, problemas em relacionamentos, autoestima baixa, dificuldades de adaptação, promover saúde mental, crises existenciais e de sentido, questões estéticas, problemas com sono, melhorar a comunicação, regulação emocional, avaliação de possíveis transtornos, sexualidade e muitos outros. Mas basicamente vale ressaltar que se tratando de questões humanas e sociais podem ser acompanhadas na terapia, ou seja buscar um profissional para que auxilie a entender alguma questão ou momento que esteja passando e que está tendo dificuldade sozinho, seja em qualquer esfera da vida. Na sessão é possível avaliar a necessidade de continuidade ou não do acompanhamento.

Comments